terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Graciosidade da Graciosa

Feriadão. Essa palavra me anima de uma maneira inexplicável. Nada melhor do que aproveitar o tempo de forma inútil, não fazendo nada! Certo? Mais ou menos. Domingo, dia 10 de Outubro, acordei tomei café da manha e fui para Morretes com a família.

Porém esse lugar é muito mais do que dizem por ai! Existem muitas coisas pra se apreciar por lá! Muito artesanato local, arquitetura, cores, aromas e sabores!
A cidade é pequena, mais tem tantos detalhes para prestar atenção que eu não sei nem por onde começar... Então vou começar do começo! Ah vá... Vamos adentar Morrentes? GO!

Morretes é uma cidade histórica que fica na serra do mar e ela se sustenta através do turismo e do lazer que proporciona aos seus visitantes. Por lá é possível fazer inúmeros passeios. Só de olhar para centro da cidade você já se sente no século XVIII, caminhando entre os casarões coloniais, igrejas históricas e praças bucólicas. Isso fora as inúmeras lojas de artesanato e a feira de produtos locais.




Muita natureza se passa diante dos seus olhos durante o passeio como o Rio Nhundiaquara (nhundi = Peixe / quara = Buraco) que liga o litoral ao planalto por onde podem ser realizadas atividades como o bóia-cross e a pescaria.

Morretes é para todos os gostos:
*Pra quem gosta de artesanato, lá é o seu paraíso! Cestas e trançados indígenas também estão presentes em grande quantidade.




*Agora se você é do grupo que curte um ‘O que que nois bébe ‘ , Morretes também é para você! Produtora de cachaças artesanais descasadas em velhos alambiques tem aos montes!
*Se você é da família dos radicais vá para Morretes curtir um bóia-cross, um rafting, escaladas e trilhas.
*Mas se você assim como eu, vai mais interessado na parte gastronômica e não vê a hora de almoçar, você vai pensando em que??? BARREADO!

Eita coisa boa! Dizem que ele é símbolo de fartura, festa e alegria. Para mim ele é sinônimo de MELHOR COMIDA TÍPICA! Quem já comeu e gostou sabe muito bem do que eu estou falando! Barreado vem da expressão ‘ barrear a panela ‘ para impedir que o vapor escape e o cozido seque muito rápido. Ele fica de 12 a 18 horas cozinhando em fogo baixo e é saboreado originalmente com banana, farinha de mandioca e cachaça. No meu caso eu dispenso a banana e a cachaça e do uma bela investida na farinha de mandioca. Gente que coisa boa!

Já meu pai investe bastante no PF com banana, como vocês podem observar! HAHAHA
E vocês? Gostam, já provaram o barreado? Quando forem para Morretes podem me convidar viu? Vou com todo prazer! Chega de falar desse assunto, porque está me dando fome! Até a próxima postagem Cozinheiros!

Sim a Mari tava junto, OBVIO! ♥

3 comentários:

  1. Ahhh eu quero Barreado again! haha Morretes é MARA!! No meu niver é nois la de nvo!!
    Te amo Best, nossa foto eh lnda ne! hahaha(L)

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha certeza que o PF com banana da foto era do gordinho...Depois que eu li o que estava escrito embaixo da foto eu ri por uns 5 minutos....hahahahahahahah

    ResponderExcluir
  3. Já eu curti a viagem, os rios, as fotos (não postadas), o artesanato....O barreado da um suador....aprecio mais o peixinho, que estava bom.Os comentário foram auto explicativos e quem não conhece deve ir pela serra da graciosa, é lindo!

    ResponderExcluir