quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SIM, ELES SÃO OS CULPADOS!

Calma, o blog não se transformou no Tribunal do Júri!
Convenhamos que sempre existem algumas pessoas que dão aquele empurrãozinho na hora de alguma escolha importante. No meu caso, foram quatro pessoas. Estão curiosos né?

1)James Trevor Oliver (Jamie Oliver):
Gente, vocês já viram o programa dele no GNT? NÃO? Então liguem a televisão JÁ!
Nenhum programa de culinária é tão gostoso de se assitir como o dele! Jamie é um Chef do Reino Unido e faz programas culinários para a Televisão desde 1996. Ele começou na gastronomia aos 16 anos trabalhando com Genaro Contaldo o qual ele considera seu mentor na cozinha. Um dos seus projetos de maior repercussão foi o restaurante Fifteen, que foi criado para dar oportunidade de treinamento e carreira na gastronomia para jovens com desvantagens sociais. Jamie Oliver me inspira pela paixão com que ele cozinha seus pratos e pelo jeito simples com que faz isso.


2)Gordon James Ramsay ("Get out of my kitchen!"):
Nunca vi um Chef de Cuisine tão durão, ambicioso, competitivo,polêmico e boca suja quanto ele. CALMA, eu juro que ele é legal!
Quem já assistiu Hell’s Kitchen ou Ramsay’s Kitchen Nightmares sabe do que eu estou falando!
Gordon começou como assistente de cozinha em um endereço desconhecido de Londres e, apenas cinco anos depois, tornou-se uma das figuras mais celebradas do meio gastronômico. Virou colecionador de estrelas no Michelin e um Business Man, administrando restaurantes em Los Angeles, Dubai e Tóquio (nossa que chato né?).
Admiro Ramsay pela sua incrível competência no que faz e pela sua persistência em querer fazer sempre tudo da melhor maneira possível. Ele xinga, ele grita,mas ele PODE.


3)Milad Alexandre Mack Atala (Alex Atala):
Nem só de gringos vive uma estudante de gastronomia! Alex Atala é uma as minhas inspirações brasileiras.
Se eu falar que existe muita coisa sobre o Alex, vocês vão achar que eu estou com preguiça de escrever né? Mas vou tentar dar uma resumida!
Com 14 anos o Punk Rock Atala saiu de casa e foi para São Paulo trabalhar como assistente de Dj (?) Aos 18 anos viajou de mochileiro para Europa e trabalhou pintando paredes na Bélgica (?²) e seguindo o conselho de um amigo fez especialização na área gastronômica. Trabalhou em restaurantes na propria Bélgica, na França e na Itália. O seu sucesso veio quando foi convidado para reformular o cardápio do extinto Restaurante Filomena. Depois disso a carreira deslanchou: foi eleito o Melhor Jovem Chef pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Diferenciados, Abriu um restaurante chamado D.O.M.(eleito o melhor pela Revista Gula em 2000), Em 2007, o D.O.M. ficou em 40º lugar na lista dos melhores restaurantes do mundo (San Pellegrino World’s 50 Best Restaurants) e ainda tem um programa na televisão chamado Mesa Para Dois no canal GNT. Acho ele incrível porque saiu de casa sem rumo, sem saber o que queria, fez um curso de gastronomia, se apaixonou e chegou aonde está. Alex Atala, posso estagiar com você!? (Tá, aham...)


4) Mário Tagata Junior:
Eu não podia deixar de colocar meu pai nessa lista. Meu pai sempre cozinhou muito bem e todos que o conhecem podem confirmar. Quando meu pai faz uma receita nova em casa para a familia é sempre um festival de : “Hmmmm, que delícia”, “Nossa que bom!”. Toda vez que eu invento de fazer algo novo peço ajuda pra ele. E o melhor de tudo isso é que a ajuda sempre vem com umas dicas e uns segredinhos que só ele sabe! Meu pai me inspira pela constante vontade de buscar coisas novas e novos aprendizados. Pela boa vontade de ensinar a quem se interessa pelo conhecimento que ele tem. Que sorte grande a minha, não?

E vocês? Admiram algum Chef ou alguém da familia? Me contem tudo!
Até a próxima postagem!

4 comentários:

  1. Achei o máximo!Eu adoro o chefe Mário, é o melhor que eu conheço:gosto dos molhos, das massas, das tortas, dos pães, das sopas, dos peixes,enfim tudo é muito bom....
    Carla vc tem bom gosto, mas acho que faltou sua foto, afinal vc está aprendendo a ser chefe.
    bjomeliga

    ResponderExcluir
  2. O chef Mário é sem dúvida o melhor de todos. Cada visita a Curitiba são 2 quilos a mais na barriga...hehehehehe.
    A chef Gorr Cacá ainda me deve uns quitutes, mas tb merece meus elogios. Eu sempre me inspiro nas fotos dela pra fazer algum jartarzinho especial...
    Amo muito tudo isso!!

    ResponderExcluir
  3. éé! concordo também que falta a sua foto ali na lista. Afinal, você vai ser a nossa heroína na cozinha...a gente vai admirar você!
    Beeijo Japa!

    ResponderExcluir
  4. Olá, trabalhei com seu pai no final dos anos 90. Não tive a oportunidade de conhecer as habilidades dele na cozinha, mas sem dúvida é uma pessoa de grande caráter! Diga a ele que o Fernando César, que era de Londrina, mandou um abraço!

    ResponderExcluir